Associação Brasileira dos Terminais Retroportuários
e das Empresas Transportadoras de Contêineres

  • Sobre a ABTTC
  • Nossos associados
  • Associe-se
  • Contate-nos
  • Convênios
  • Área do associado
    Webmail

    Notícias do Setor

    Saipem anuncia unidade de produção em Guarujá
    03/04/2012 - A Tribuna


    Um dos maiores grupos de engenharia e obras da área de petróleo e gás no mundo, a Saipem anunciou oficialmente a construção de sua unidade de produção em Guarujá. A instalação atenderá as plataformas de petróleo e gás da Bacia de Santos e está em processo de licenciamento ambiental. Ela será implantada no antigo terreno da mineradora Nobara, no Complexo Industrial e Naval de Guarujá (Cing), de 350 mil metros quadrados, às margens do estuário, na entrada do canal do Porto de Santos.
     
    Conforme reportagem publicada em A Tribuna na edição de 3 de fevereiro último, a base iniciará suas atividades no próximo mês de julho e será a primeira instalação de apoio à Bacia de Santos na região.
     
    De acordo com a empresa, com a total integração das atividades na nova área, a Saipem terá a estrutura necessária para a produção de todos os componentes no Brasil.
     
    As novas instalações serão implantadas em duas etapas. Na primeira, será construída uma base logística de suporte à montagem de dutos submarinos de gás. Essas estruturas, utilizadas para ligar as plataformas marítimas às refinarias e dutovias no continente, percorrendo mais de 300 quilômetros, exigem uma complexa operação de fabricação e montagem para lançamento ao mar, informou a empresa.
     
    A segunda fase da unidade brasileira da Saipem envolverá a instalação do Centro de Tecnologia e Construção Subsea, onde os equipamentos empregados na operação dos dutos serão construídos.
     
    A estimativa da Saipem do Brasil (que administrará a unidade da Saipem no País) é que sejam criados 950 empregos diretos e, como consequência, outros 4 mil indiretos. Em visita a A Tribuna no último dia 2 de fevereiro, dirigentes da companhia garantiram que vão priorizar profissionais locais no momento de contratar seus funcionários.
     
    O empreendimento conta com a parceria do Governo do Estado e da Prefeitura de Guarujá.
     
    Junto com o anúncio do projeto na Baixada Santista, a Saipem do Brasil comunicou a mudança de seu principal dirigente no País. O novo presidente é Giuseppe Surace. Ele substitui Giorgio Martelli, que assumirá a direção da filial da empresa na Austrália. Companhia multinacional de origem italiana, a Saipem opera projetos no Brasil há 20 anos, mas sua instalação definitiva se deu em 2002.
     
    Comentar
    Indique