Associação Brasileira dos Terminais Retroportuários
e das Empresas Transportadoras de Contêineres

  • Sobre a ABTTC
  • Nossos associados
  • Associe-se
  • Contate-nos
  • Convênios
  • Área do associado
    Webmail

    Notícias do Setor

    Presidente da ABTTC visita a PROCOMEX
    17/06/2019 - Assessoria de Imprensa


    No dia 17 de junho o Presidente da ABTTC João Ataliba de Arruda Botelho Neto e o Diretor Executivo da entidade Wagner Rodrigo Cruz de Souza foram recebidos pelo Coordenador Executivo da Aliança Pró-Modernização Logística do Comércio Exterior (PROCOMEX), Sr. John Mein, oportunidade em que foram apresentados os objetivos desta Nova Gestão da ABTTC, assim como os projetos que estão sendo desenvolvidos pela entidade.
     
    João Ataliba abordou as principais atividades da entidade, destacando a missão que esta gestão terá para a modernização e valorização das atividades desenvolvidas pelos REDEX, um importante elo na cadeia logística da exportação, missão esta que espera contar com o apoio da Aliança PROCOMEX, entidade com atuação destacada na modernização do Comércio Exterior.
     
    João Ataliba também apresentou o Sistema de Controle de Cargas de Exportação com a Utilização de Lacres Eletrônicos desenvolvido pela entidade, que trará maior segurança às cargas com total rastreabilidade do processo, além de integração com os sistemas da Secretaria da Receita Federal, gerando como consequência maior segurança, agilidade e redução de custos nos processos logísticos, reduzindo a intervenção humana no processo. O lacre eletrônico homologado pela entidade permite substituir os lacres comercializados pelos armadores.
     
    “É importante o apoio da PROCOMEX no sentido de consolidar o entendimento junto à Secretaria da Receita Federal para que o lacre comercializado pelo Armador possa ser substituído por um elemento que traga maior segurança, desde que este seja certificado pelas normas ISO que tratam do assunto”, complementou Wagner Souza.
     
    O Coordenador Executivo da PROCOMEX, John Mein, parabenizou a iniciativa da ABTTC em criar soluções que tragam maior segurança e confiabilidade ao Comércio Exterior, vislumbrando inclusive outras frentes que possam ser trabalhadas pela entidade a partir desta solução. “O lacre eletrônico traz inúmeros benefícios aos exportadores, pois contarão com mais informações de suas cargas, inclusive a chegada no destino final, onde poderá verificar se a carga foi violada”, complementou John Mein.
     
    A Aliança PROCOMEX - A Aliança Pró Modernização Logística de Comércio Exterior – PROCOMEX, fundada em 2004, é uma iniciativa civil, de caráter informal, apolítico e apartidário, que reúne 84 instituições do setor produtivo, entidades bilaterais, especialistas e agentes do comércio exterior brasileiro, com o propósito de dotar o Brasil de um Sistema de Fluxo Aduaneiro moderno e competitivo, estimulador das atividades empresariais. Mantém relações de alto nível e de colaboração com todos os órgãos e instituições públicas intervenientes nos processos aduaneiros. Com a Receita Federal, celebrou um Convênio de Cooperação visando simplificar fluxos, normas e procedimentos com o objetivo de tornar o Sistema Aduaneiro Brasileiro mais moderno e competitivo.
     
    Comentar
    Indique